Apesar da crise que tem acometido diversos setores da economia, o mercado de palestras registra um crescimento bastante significativo nos últimos anos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, o segmento movimenta cerca de R$ 100 milhões por ano apenas no Brasil — no mundo, a estimativa é que este número chegue a US$ 12 bilhões.
Um dos principais motivos para que o mercado de palestras tenha registrado um crescimento acelerado está na crise em si: com dificuldades econômicas, muitas empresas cortaram investimentos em treinamento formal (como cursos de especialização, pós-graduação e MBA). Como consequência, as palestras se tornaram uma excelente alternativa para abordar assuntos específicos com os funcionários, além de motivar as equipes de trabalho.
Para Marcos Scaldelai, palestrante e especialista em empreendedorismo e liderança, a crise também contribuiu para o crescimento do setor justamente porque se tornou ainda mais essencial estimular o desenvolvimento dos colaboradores. “Muitas empresas demitiram e, agora, aumentam os investimentos em treinamentos, cursos e seminários para resgatar o orgulho e desenvolver seus profissionais”, explica.
De acordo com Scaldelai, o mercado de palestras mudou muito na última década: antes havia menos palestrantes e os valores cobrados por eles eram metade do que é cobrado hoje. “No entanto, se destaca quem realmente teve e/ou tem a vivência do que fala. Aqueles que apenas pregam conceitos não conseguem reconhecimento consistente neste mercado”, alerta o especialista.
Para quem deseja se aventurar neste segmento, a carreira de palestrante geralmente está associada à vontade de impactar positivamente na vida das pessoas, além de alcançar fama, glamour, trabalhar viajando e receber grandes cachês por apresentação.
Vale lembrar, porém, que não basta apenas ter uma boa oratória e conhecimento específico para se tornar um palestrante de sucesso: é necessário se tornar referência em determinado assunto ou realizar um grande feito — como lançar um livro, participar de programas de rádio ou televisão ou já ter ocupado cargos importantes.
Encontre um assunto que seja do seu interesse e se aprofunde nele, de modo a dominar completamente o assunto e tornar-se um especialista. Caso você já seja formado na área em questão, melhor ainda, mas isso não é obrigatório: o importante é que você esteja sempre estudando e aperfeiçoando seu conhecimento no tema escolhido.
Após definir o tema da sua palestra, você deve entender o perfil das pessoas que podem se interessar por este assunto. Identifique o tipo de profissional que pode se beneficiar do que você tem a oferecer, bem como a faixa etária média, quais os assuntos de interesse e até quais eventos costuma frequentar. Com base nessas informações, fica mais fácil elaborar sua palestra e determinar a linguagem ideal para ela.
Uma palestra não é um curso, um treinamento ou uma aula. Isso significa que o propósito dela não é necessariamente a transmissão de conhecimento teórico específico, mas levar conteúdo relevante e que provoque certa mobilização nos ouvintes. Nesse sentido, descubra qual o propósito da sua palestra e saiba como alcança-lo de maneira efetiva.
Para que suas palestras sejam requisitadas e você seja considerado um palestrante de sucesso, é necessário que seu nome seja conhecido no mercado. Para isso, é fundamental que você se torne uma pessoa pública e se mostre sempre aberto a dividir conhecimento por meio das redes sociais, de um blog e de entrevistas.
Fazer um networking eficiente é fundamental para praticamente todas as profissões, e no mercado de palestras isso não é diferente. Nesse sentido, não deixe de frequentar palestras de outros profissionais, participar de eventos, conhecer pessoas e divulgar seu nome entre os interessados no tema de seu domínio.