Santa Catarina fechou o segundo trimestre de 2017 com 41 mil pessoas a mais desempregadas na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, realizada pelo IBGE. Os dados, divulgados em agosto, indicam que 283 mil pessoas estão sem trabalho no Estado, por isso, nos períodos em que as empresas dispensam mais do que contratam, é importante ficar bem esperto para não viver este drama.
Para não correr risco de demissão, é importante se destacar, seja qual for a área de atuação. Conforme o consultor e empresário Marcos Scaldelai, autor do livro “Vendedor Falcão. Visão, velocidade e garra para vencer” (editora planeta), o profissional deve sempre ir além de suas competências, demonstrar visão ampla do negócio do qual faz parte e, sobretudo, espírito de equipe.
– Não é porque você está conseguindo atingir os resultados esperados pela empresa que você não deve se preocupar com o desempenho dos seus colegas. É importante se mostrar uma pessoa proativa e preocupada no crescimento coletivo – recomenda.
O executivo aponta quais são as características indispensáveis para o sucesso no trabalho. Confira:
* Impressione à primeira vista
Todos nós, a todo momento, estamos vendendo algo e nossa própria imagem é a primeira delas. Considere que essa é a grande oportunidade da sua vida e fale aquilo que te diferencia da grande maioria.
* Nunca olhe só para o próprio umbigo
Ofereça ajuda sempre que for conveniente, afinal, a empresa só caminha quando todas as engrenagens estão funcionando.
* Não suponha, saiba melhor do que ninguém
Buscar sempre o conhecimento é a melhor alternativa para conseguir alcançar os objetivos. Está com dúvidas ou não tem certeza? Elimine da sua vida o vício da suposição e busque sempre se atualizar e melhorar.
* Não fique preso ao antigo
Evite ficar pensando que toda empresa é igual a anterior. Muita coisa que funcionava até agora não terá resultado igual, ou precisa ser executada com adaptações, afinal, mudar tudo também tem o seu perigo. O que mais se fala hoje em dia é para fazer bem o básico.
* Não crie barreiras sem necessidade
Não seja o tipo de pessoa que só enxerga barreiras. Escute, mantenha a calma e comece a levantar alternativas para mudar determinada situação.
* Acione a sirene e seja proativo
Não fique parado, observando demais ou permitirá que alguém tome a sua frente. É importante mostrar vontade de ajudar e de ver a empresa crescer.
* Acredite no impossível
Sempre pense de forma positiva e desafiadora, e mentalize a frase “Sempre dá para fazer diferente”. Brilhar é superar o impossível, então acredite mais em você e na possibilidade de reverter um não de um cliente.
* Seja um inconformado por natureza
Quem é inconformado se nega a se limitar, mesmo quando tudo está indo bem. O “não” todo mundo já tem, então tem que mentalizar que tudo pode ser melhor, afinal, ninguém cresce sem sair da zona de conforto.
* Pense mesmo “fora da caixa”
Colocar em prática boas ideias é o segredo do sucesso. Mas isso não significa sair fazendo sem planejar. Que tal mirar na pedra preciosa e analisá-la de ângulos menos óbvios? Essa atitude ajuda automaticamente a conter a tentação de pegar, sem pensar antes, o caminho mais fácil e falsamente seguro.
* Diferencie-se pelos detalhes
Não há espaço no mercado atual para quem fizer “mais do mesmo”. A preocupação com os detalhes é o que vai fazer você se diferenciar e não ser apenas mais um, então é importante ter visão e enxergar a necessidade de diferenciação para não ficar apenas reproduzindo o que funcionou no passado nem imitando o que o outro já fez.