“Sempre me cobrei muito. Para mim, 99,9% não são 100%.” Essa frase, dita com frequência por Marcos Scaldelai, 37 anos, presidente da Bombril desde setembro de 2013, demonstra a determinação deste jovem paulista de Catanduva (SP), filho de professores, que estudou em escola pública até a oitava série e chegou ao topo de uma das mais tradicionais empresas de produtos de limpeza e higiene pessoal do país. Com uma receita de R$ 1,6 bilhão e 3 mil funcionários, a Bombril avança pelo Brasil com a força de seu jovem presidente, que conquistou o respeito de Ronaldo Sampaio Ferreira, o dono do negócio, e deixou claro durante toda entrevista que jamais entrou em um jogo para perder.
Formado em propaganda e marketing na ESPM e com MBA em gestão de negócios pela USP, Scaldelai é, conforme se define, focado e otimista – daqueles que diante da tempestade preferem sair às ruas para vender guarda-chuvas a permanecer confortavelmente seco e protegido. “Meus planos são baseados nas grandes oportunidades. Tem que jogar o jogo e olhar o potencial de cada cliente e também do mercado”, revela.
Marcos jamais se contenta com pouco. Seu lema é trabalhar na capacidade máxima para bater metas. Talvez isso explique a razão para ele sempre olhar e se aproximar da área de vendas quando atuava no marketing. “Não dá pra separar uma coisa da outra.”
Sua história teve início na Nielsen, empresa de pesquisa de mercado, onde ele começou atuando como estagiário até ser promovido a analista de marketing e à conta da General Mills. Graças a uma apresentação inspirada, na qual ele se preparou bastante, o então garoto de 21 anos chamou a atenção do cliente e foi convidado a trabalhar lá dois dias depois. Seguiram-se aí dez anos cheios de aprendizado na empresa e passagens inesquecíveis, como a compra da marca Forno de Minas e a construção da grife de sorvetes Häagen-Dazs no país.
De analista de marketing júnior, Scaldelai evoluiu para sênior, pleno e gerente de produto – e trabalhou com cinco presidentes ao longo de uma década. “Nunca pulei degraus e cargos, o que é importante para o processo de aprendizado. Também sempre executei muito, de forma a ser um destaque em relação à entrega de resultados.”
Tanto que no momento em que se preparava para virar diretor, saiu da companhia levado por Fernando Falco, ex-presidente da General Mills, que assumiu o comando do frigorífico Bertin, mais tarde arrematado pelo JBS. Chegou como diretor de marketing de carnes e lácteos. Poucos meses depois, deu uma entrevista falando sobre inovação em lácteos, o que chamou a atenção de Ronaldo Sampaio Ferreira, dono da Bombril, que pediu para um headhunter ligar para Scaldelai, até então um desconhecido, sondando-o para a vaga de diretor de marketing, pesquisa e desenvolvimento.
Diante da chance de implementar um processo completamente novo e diferente e ser reconhecido, Scaldelai não pensou duas vezes. Em janeiro, começou a trabalhar na Bombril, onde encabeçou o projeto de rejuvenescimento da marca e a criação da barulhenta campanha Mulheres Evoluídas. Dois anos depois, assumiu a diretoria comercial da fabricante e, há pouco mais de um ano, chegou à presidência. “O meu grande desafio como presidente é melhorar operacionalmente a empresa e garantir que ela se prepare para o crescimento dos próximos anos”, conta.
A determinação conta pontos a favor. “Eu sempre quis ser o cara. Tudo que recebi como missão sempre desempenhei muito bem, trazendo resultados e o time da empresa do meu lado.”
https://forbes.uol.com.br/lifestyle/2014/12/fast-food-ultrapassa-barreiras-e-vira-negocio-serio-no-brasil/